O Clube de Programação e Robótica da EBI de Capelas participou pela segunda vez no Festival de Robótica dos Açores, AzoresBot, que este ano celebrou a sua quarta edição. O clube concorreu com duas equipas, uma no desafio First Challenger e outra no desafio Vulcano.
No desafio First Challenger, os robôs participantes, que não podem ser comerciais e devem ser totalmente autónomos, enfrentam a tarefa de seguir uma linha no menor tempo possível, sem qualquer intervenção humana ou comunicação com outros dispositivos. As equipas tiveram de construir e programar os seus robôs para cumprir este exigente desafio.
O segundo desafio, Vulcano, exigiu que os robôs subissem uma rampa com cerca de 15º de inclinação até uma fonte de radiação infravermelha e de calor, simulando um vulcão ativo. Os robôs deveriam aproximar-se da cratera, medir parâmetros com sensores, e resistir às condições simuladas de um lago de lava emanando gases tóxicos.
A equipa BugBusters Ladys, sob a orientação do Professor Jorge Medeiros, destacou-se ao conquistar o primeiro lugar neste desafio. Este evento, repleto de experiências únicas, proporcionou uma valiosa formação aos seus participantes, evidenciando-se como uma oportunidade de crescimento e aprendizado na área da robótica.