Nos últimos tempos, a saúde mental dos jovens tem sido uma preocupação crescente, especialmente em relação ao impacto do uso excessivo das tecnologias associadas a dispositivos eletrónicos, nomeadamente de smartphones, e em particular das redes sociais. Pais e educadores têm a responsabilidade de orientar os jovens sobre um uso saudável e equilibrado das tecnologias, promovendo uma comunicação aberta sobre os impactos positivos e negativos do uso desses recursos.
No âmbito do programa de inglês do 9.º ano, os alunos das turmas do 9.º ano da Escola Básica 2,3 de Capelas foram desafiados pelas docentes da disciplina de Inglês, Esmeralda Moreira e Riquita Cardoso, a passar uma manhã sem tecnologias. Neste sentido, foi agendado para o dia 25 de março uma “Manhã Sem Tecnologias – Desligar para Ligar” (das 8:30 às 13:30). Nesse dia, os alunos guardaram os telemóveis na arrecadação da sala e os docentes que lecionaram a essas turmas, não usaram nenhuma ferramenta tecnológica nas aulas. Nos intervalos os alunos organizaram várias atividades, nomeadamente, jogos de tabuleiro, de cartas e jogos tradicionais. A Sala de Estudo esteve aberta nos intervalos com vários jogos disponíveis.
O balanço foi muito positivo, pois os alunos de todas as turmas do 9.º ano aderiram, o que se repercutiu favoravelmente na interação entre os alunos na referida manhã. A todos os alunos foi entregue um certificado de participação elaborado pelos alunos.